VINTAGE x RETRÔ


Olá gente, hoje vim esclarecer uma dúvida que muitos de vocês tem: Qual a diferença entre vintage e retrô? Além, é claro, de dar algumas dicas de como incorporar os dois estilos na sua decoração.

Quando falamos de vintage e retrô na decoração, nos referimos a objetos decorativos e mobiliários que retratem estilos antigos, coisas que foram moda em épocas passadas e que hoje são considerados "ultrapassadas". Mas, afinal, os dois são a mesma coisa? como diferenciar o que é vintage e o que é retrô? Apesar dos dois retratarem estilos antigos, há sim uma diferença.

 VINTAGE


  

O vintage refere-se aquilo que é verdadeiramente antigo, é a reutilização de objetos criados em outras épocas, muitas vezes artesanais e exclusivos, já que a produção não era em escala industrial como hoje em dia, têm grande valor histórico e um estilo que geralmente é associado ao bom gosto e requinte. Então, podemos dizer que aquela penteadeira dos anos 20 da sua avó ou aquela cristaleira que esta na sua família à gerações, é um objeto vintage. 


RETRÔ




O retrô é aquilo que apenas remete ao passado, que imita o antigo ou usa do antigo para criar algo novo e ressurge na contemporaneidade como uma tendência de moda. É aquilo que reproduz a estética de uma determinada época mas que muitas veze é mesclado com tecnologia atual, como aquelas vitrolas estilo anos 50 que tocam discos de vinil e tem entrada USB.

Os dois estilos dão um charme incrível para a decoração, os objetos retrô são bem mais fáceis de serem encontrados, já os vintage são mais limitados, mas você pode garimpar na casa de parentes ou em lojas de móveis antigos e restauração. Aqui estão alguns objetos que você pode incorporar facilmente na sua decoração para dar aquele toque old fashion no seu ambiente.


    

      
  


    



   


Esperam que tenham gostado e que a dúvida esteja esclarecida, deixem suas opiniões e sugestões nos comentários, toda segunda tem post novo sobre decoração por aqui, fiquem de olho ;*

VEJA MAIS POSTS RELACIONADOS

0 comentários

Iaê, o que achou da postagem? Vem comentar!